POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO EM ITABUNA E ILHÉUS
  • 995
  • 0
  • 21/09/2023 
  • redacao

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a operação Protetores da Infância com o objetivo de combater o armazenamento e distribuição de arquivos, imagens e vídeos com conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil através da internet. Estão sendo cumpridos oito Mandados de busca e apreensão em Itabuna, Ilhéus e Tancredo Neves, na Bahia e em São Paulo.

Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal no bojo de inquéritos policiais instaurados pela Delegacia da Polícia Federal em Ilhéus. Os crimes investigados (armazenamento e divulgação de imagens e vídeos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil) preveem penas que podem chegar a mais de 6 de anos de reclusão e multa.

As investigações foram baseadas em um trabalho de inteligência que identificou usuários que utilizam redes sociais, serviços de e-mail e de armazenamento de arquivos para distribuir o conteúdo contendo cenas de abuso pela internet. Com a continuidade das investigações nos inquéritos policiais, após análise pericial do material apreendido e depoimentos dos envolvidos, será apurado a participação de cada um dos investigados nos crimes de armazenamento, transmissão, publicação de material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil, ou em outras práticas criminosas.

Informações relacionadas a crimes de pornografia infantil ou outros crimes podem ser repassadas à Polícia Federal para investigação. Em Ilhéus, o número do telefone/WhatsApp é o (71) 99258-0158 e o endereço de e-mail. Os cidadãos têm a garantia de preservação da identidade pela Polícia Federal.