ATLETAS DO SUL DA BAHIA SE CLASSIFICAM PARA O CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE CANOAGEM
  • 1.146
  • 0
  • 27/09/2023 
  • redacao

Atletas do sul da Bahia foram destaques no Campeonato Brasileiro || Foto Divulgação

Os atletas de Ubaitaba, Maraú e Itacaré mais uma vez foram os destaques no Campeonato Brasileiro de Canoagem. O bom desempenho das associações desses municípios garantiu a classificação de 18 atletas no Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A competição esportiva será realizada a partir de quinta-feira (28) e prossegue até domingo (1º de outubro), em Lagoa Santa, Minas Gerais.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) usou como critério para convocar os atletas o resultado obtido no Campeonato Brasileiro, encerrado no último domingo (24). A delegação baiana mais uma vez fez história, conquistando 192 medalhas: 52 de ouro, 71 de prata e 69 bronze.

Atletas do sul da Bahia disputam o Sul-Americano de Canoagem || Foto Divulgação

No Brasileiro de Canoagem, a Bahia esteve representada por cerca de 200 atletas de 7 a 17 anos. Os canoístas são alunos do projeto social Remando em Águas Baianas, apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e executado em parceira com a Federação Baiana de Canoagem (FBC).

ASSOCIAÇÕES DA BAHIA CONQUISTAM AS TRÊS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES

Das 43 equipes de canoagem velocidade de todo o Brasil que participaram da competição, as três primeiras foram baianas. Os destaques foram a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, conquistou primeiro lugar, com 2.296 pontos, seguida da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), que obteve 1.712 pontos e, em terceiro, a Associação Marauense de Canoagem (AMC), com 643 pontos.

“Foram cinco dias intensos e cansativos de competição, mas o resultado foi gratificante, com toda a delegação empenhada em fazer boas provas. A Bahia ocupou por várias vezes os três lugares do pódio, totalizando a conquista de 192 medalhas”, comemorou Camila Lima, presidente da FBC.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comenta sobre o desempenho destacado da Bahia a cada competição. “Existe o talento para a prática da canoagem na Bahia que é intrínseca à origem e à história de vida desses jovens, mas o investimento regular que o Governo do Estado tem feito nesses últimos anos tem potencializado ainda mais a capacidade técnica desses atletas”.