HOJE, 18 DE OUTUBRO, É O DIA DO MÉDICO!
  • 1.431
  • 0
  • 18/10/2023 
  • redacao

Dr. Hugo Henrique R. de Almeida é Clínico geral e atende na área de psiquiatria na região

É tempo de homenagear aqueles que detêm os conhecimentos necessários à manutenção da Saúde, e que nos ajudam a prevenir, tratar e curar doenças. Neste 18 de outubro, Dia do Médico, queremos não apenas lembrar da importância dos profissionais da Medicina, como também expressar a nossa gratidão, pois eles serão sempre a nossa grande motivação, a nossa maior inspiração!

Por isso, preparamos este artigo especial, que fala sobre a origem desta data, traz dados importantes e atuais sobre a profissão, além de reunir dicas valiosas que vão auxiliar esses profissionais no seu dia a dia. Confira!

Medicina: uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação

Os primórdios da Medicina remontam às primeiras civilizações. Porém, enquanto ciência, ela surge na Grécia Antiga, com Hipócrates, o famoso Pai da Medicina e autor do juramento feito até hoje pelos formandos em sua colação de grau.

De lá para cá, a Medicina evoluiu muito, ganhando o grande apoio da tecnologia. Vemos surgir, com grande velocidade, novos métodos, equipamentos, medicamentos e vacinas.

Um exemplo recente foi o combate à Covid-19. Desde o início da pandemia, os Médicos estiveram e permanecem na linha de frente desta guerra todos os dias, em jornadas exaustivas e muitas vezes emendando dias ao lado de outros profissionais da Saúde.

A pandemia trouxe medo e incerteza, mas os Médicos aproximaram-se ainda mais da ciência e, claro, dos seus pacientes e familiares.

Por isso, neste Dia do Médico, o site jornaltribunadaregiao.com.br,  expressa toda sua gratidão a cada profissional que dedica sua vida a cuidar do próximo, especialmente aos irmãos médicos, Dr. Hugo Henrique e Dr. Aurélio David.

Acreditamos que a melhor forma de parabenizar os médicos neste dia é agradecendo pelo seu empenho e dedicação, pela sua coragem e desprendimento, pela sua solidariedade.

Por que 18 de outubro é o Dia do Médico?

No Brasil, assim como em Portugal, na Itália, França, Espanha, Bélgica e Polônia, o Dia do Médico é comemorado no mesmo dia em que a Igreja Católica presta homenagens a São Lucas.

Segundo a tradição cristã, São Lucas, um dos apóstolos de Jesus Cristo, era médico e havia estudado Medicina na Antioquia, cidade que hoje estaria localizada em algum lugar da Síria.

Por esse motivo, desde o século 15, São Lucas é considerado patrono dos médicos e dia 18 de outubro também passa a ser o Dia do Médico.