PESCADORES E MARISQUEIRAS DE ITACARÉ APRENDEM TÉCNICAS PARA BENEFICIAR PRODUTOS
  • 1.519
  • 0
  • 31/10/2023 
  • redacao

 

Alunos de oficinas fazem receitas à base de peixe

O beneficiamento de pescados foi tema de duas oficinas ofertadas a pescadores e marisqueiras de Itacaré, no sul da Bahia. Durante dois dias, aprenderam técnicas de preparo que agregam valor aos frutos do mar. Nas aulas práticas, divididas em dois módulos, produziram nuggets, linguiças, kaftas, caldinhos, pastéis e chips, todos elaborados a partir da carne do peixe.

Sob a orientação de profissionais dos institutos Capim Santo e Tribo do Porto, em parceria com a Bahia Mineração (Bamin), os minicursos foram ministrados nos dias 24 e 25 de outubro. Além de técnicas de preparo consagradas, os trabalhadores também aprenderam formas inovadoras de aproveitamento do material, como o uso de espinhas e cabeças de peixes para fazer ração animal. “Nunca tinha imaginado que, com as carcaças de um peixe, conseguiríamos criar tantos outros produtos”, disse o pescador Paulo Jorge, aluno das oficinas.

A atividade integra o Programa de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP), uma das condicionantes do licenciamento ambiental do Complexo Porto Sul, em construção no litoral norte de Ilhéus, sob responsabilidade da Bamin. Segundo o coordenador de Relacionamento com Comunidades da Bamin, Ramon Chalhoub, a iniciativa é fruto do compromisso da empresa em apoiar as comunidades costeiras e auxiliar na preservação dos recursos naturais.

“Através dessas oficinas de beneficiamento do pescado, o programa busca fortalecer a economia local e garantir a sustentabilidade das práticas de pesca na região de Itacaré, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e marisqueiras”, concluiu Ramon.