UBAITABA: FALTA DE ENERGIA DEIXA CIDADES BAIANAS SEM ÁGUA, SEGUNDO EMBASA
  • 672
  • 0
  • 22/12/2023 
  • redacao

Ubaitaba é um dos municípios com abastecimento prejudicado, informa Embasa

Interrupções e oscilações do fornecimento de eletricidade prejudicam o abastecimento de água em diversas cidades do interior da Bahia, informa a Embasa. O problema começou na quarta-feira (20), após as fortes chuvas que atingiram regiões do estado. A empresa alega que acionou a Neoenergia Coelba para verificar a parada dos equipamentos, mas a energia ainda não foi restabelecida em alguns sistemas.

“Mesmo com retorno da energia elétrica, o sistema de abastecimento, a depender de sua extensão e densidade populacional, leva de 24h a 72h para regularizar completamente o fornecimento de água para a população. Por isso, é importante que até que a normalização do serviço aconteça, as pessoas usem de forma criteriosa a água disponível nos reservatórios domiciliares”, diz Leonardo Góes, presidente da Embasa.

SISTEMA PARADO POR MAIS DE 24H

Alguns municípios como Mata de São João, Aurelino Leal, Maragogipe, Nilo Peçanha, Belmonte, Eunápolis e Ubaitaba ficaram mais de 24h com o sistema paralisado devido à falta de energia. “A Embasa vem monitorando a situação dessas localidades e, nos casos em que há viabilidade, utilizando geradores para que o fornecimento de água não seja totalmente interrompido”, esclarece o diretor de Operação do Interior, Gildeone Almeida.

A energia foi retomada na manhã de quinta-feira (21) em alguns pontos, a exemplo de: Paraguaçu-Milagres, que atende a municípios como Castro Alves, Santa Teresinha, Milagres, Itatim, Nova Itarana, Feira de Santana, Andaraí, Paulo Afonso, Santa Brígida e localidades rurais pertencentes também a outros municípios.

A ilha de Itaparica também teve o fornecimento afetado, assim como o sistema de Santo Antônio de Jesus, que atende ainda São Miguel das Matas, Dom Macedo Costa e Varzedo. Entre os sistemas ainda sem energia elétrica, Pojuca, Serrinha-Coité, Jeremoabo-Pedro Alexandre.

COELBA ANUNCIA REFORÇO DE EQUIPES

A Coelba anunciou, nesta quinta-feira, o reforço das equipes mobilizadas para atender ocorrências de queda de energia. Três mil profissionais da concessionária estão em campo, informa a empresa, em nota. Esse efetivo é três vezes maior que o de rotina, segundo a companhia.