JAPÃO EMITE ALERTA DE TSUNAMI APÓS TERREMOTO
  • 466
  • 0
  • 01/01/2024 
  • redacao

 

 

 

É a primeira vez que o país emite esse tipo de alerta desde 2011, quando as águas de ondas gigantes chegaram à usina de Fukushima

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de “grande tsunami” para regiões costeiras do oeste após um terremoto atingir a cidade de Noto, na província de Ishikawa, nesta segunda-feira, 1º. Segund…

De acordo com a rede de televisão japonesa NHK, ondas de cerca de 1 metro já atingiram a costa, e ondas ainda maiores podem ser esperadas nas regiões de Niigata e Toyama. Um alerta de “grande tsunami”…1º. Segundo dados preliminares, a magnitude do tremor foi de 7,6.

É a primeira vez que o país emite esse tipo de alerta desde março de 2011, quando um terremoto de magnitude 9,1 provocou um tsunami de mais de 10 metros de altura na região de Tohoku.

A água chegou até a usina de Fukushima, provocando um dos piores desastres nucleares de todos os tempos.

É possível que novos tremores ocorram nos próximos dias no Japão. O governo pediu que residentes das regiões atingidas deixem suas casas. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu que a população continue em “alerta” para possíveis novos terremotos.

O terremoto danificou estradas e construções. O transporte e serviços de comunicação também foram afetados e as autoridades alertaram para a possibilidade de falta de energia elétrica.