UBATÃ: INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO – O IMPACTO DO CELULAR NA ESCOLA; SEGUNDO ELENILDA ALVES BRANDÃO
  • 1.259
  • 0
  • 08/05/2024 
  • redacao

 

Wesley Faustino conversou com a professora doutora  Elenilda Alves Brandão no terceiro episódio da 2ª temporada do PodCastdoChefe 

O próximo episódio do PodCastdoChefe promete mergulhar nas profundezas de um tema pulsante e atual: “O impacto do uso do celular na escola”. Estaremos acompanhados pela professora doutora Elenilda Alves Brandão, uma voz inovadora que tem desbravado esse tema com maestria e profundidade.
Nascida na  zona rural de Ubatã, professora na rede estadual em Ipiaú, Elenilda traçou uma jornada acadêmica admirável, que a levou da graduação em Filosofia à obtenção do título de doutorado, passando também pelas áreas de Pedagogia e Matemática.
Suas publicações, resultado de teses do mestrado e doutorado, “O adolescente (des)conectado em teias de relações” e  “Celular, seja meu amigo” – este lançado recentemente na Bienal do Livro Bahia 2024, abrem novos horizontes sobre a interação entre alunos, pais e o mundo, no contexto do uso incessante dos celulares.
Essa discussão nos convida a refletir sobre como nos relacionamos com essa ferramenta que se tornou extensão do nosso ser no contemporâneo.
Ao longo do terceiro episódio desta temporada, testemunhamos um debate rico e multifacetado, destacando-se a participação de professores e especialistas, entre eles o renomado doutor em educação pela UFBA, Juliano Matos. Com questionamentos perspicazes, Matos incentivou uma reflexão crítica sobre a abordagem pedagógica do uso do celular em sala de aula, ponderando entre a proibição pura e simples e a busca por uma integração pedagógica que valorize as possibilidades tecnológicas ofertadas por estes aparelhos.
A profundidade com que a professora Elenilda aborda uma questão tão intrínseca à nossa realidade digital é simplesmente cativante.
“A oportunidade de ouvir diferentes perspectivas sobre o uso pedagógico do celular em sala de aula promete enriquecer nosso entendimento e práticas educacionais”, informou o host do programa, Wesley Faustino(Ascom PodCastdoChefe).