- 64
- 0
- 01/06/2026
- redacao
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (1º) em parceria com o Movimento Mulher 360 aponta que 61% dos brasileiros consideram as agressões contra mulheres o crime mais grave do país. O índice supera a percepção de gravidade atribuída ao tráfico de drogas (16%) e aos assaltos à mão armada (10%), reforçando a centralidade do tema no debate sobre segurança pública e direitos das mulheres.
Apesar disso, o levantamento revela que formas de violência previstas na Lei Maria da Penha ainda não são plenamente reconhecidas pela população. Para 42% dos entrevistados, por exemplo, o fato de um marido controlar o salário da companheira não configura necessariamente uma agressão. Já situações de humilhação pública e de relação sexual forçada dentro do casamento são consideradas violentas por 94% e 95% dos brasileiros, respectivamente.
A pesquisa também identificou a persistência da culpabilização das vítimas. Segundo os dados, 61% dos entrevistados concordam que muitas agressões são consequência de escolhas erradas feitas na seleção do parceiro. Esse entendimento é compartilhado por 57% das mulheres e por 65% dos homens ouvidos pelo levantamento.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS











