- 4.384
- 0
- 05/04/2018
- redacao
E Lula é culpado? Do ponto de vista criminal, a Justiça entende que sim. E decidiu mandá-lo para a cadeia, tornando o dia 4 de abril de 2018 uma data histórica nos quase 518 anos de Brasil.
Lula torna-se o primeiro ex-governante nacional a ser mandado para a cadeia, justo ele, que ao longo da história foi o primeiro presidente que não veio das elites (econômica, acadêmica e militar). E é aí que está a questão: é uma irônica coincidência ou política?
A história segue — É a partir daí que dá para se dizer que a história, do ponto de vista político, segue em frente (para o bem ou o mal). Quando presidente, Lula olhou para a sarjeta de onde veio. Criou programas de inclusão social como nunca vistos, e por aí também criou uma legião de fãs.
Mas cometeu um erro político. Ao invés de mudar o sistema, entrou de sola no esquemão do toma lá, dá cá, e propiciou que a corrupção fosse a patamares nunca vistos.
Bom ressalvar que essa de a Justiça mandar para a cadeia condenados na segunda instância era o que valia de 1988 até 2009, 21 anos.
A diferença era que antes políticos e empresários não iam presos. Mudou-se o entendimento justamente a partir do Mensalão.
Nesta quarta, 4, no julgamento do STF, o ministro Luis Barroso disse que “estamos fazendo uma sociedade de delinquentes ricos”. Se Lula é rico, ficou. Mas no poder jogou com os tais. E se deu mal. A Tarde colunalevi@gmail.com
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS