- 1.650
- 0
- 20/01/2023
- redacao
A multicampeã mundial e campeã olímpica nas águas abertas disputa com Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) – esta foi a campeã em 2021. Já o astro da canoagem e atual campeão do prêmio terá a concorrência de Felipe Toledo (surfe) e Alison dos Santos (atletismo).
Ana Marcela fechou a temporada 2022 com pódios em todos os 11 eventos que disputou. No Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, principal evento do ano, a nadadora foi ouro nas provas de 5km e 25km, além de bronze nos 10km, distância em que é a atual campeã olímpica.
Isaquias, por sua vez, conquistou duas medalhas no Campeonato Mundial de Halifax, no Canadá: ouro no C1 500m e prata no C1 1000m.
Os vencedores serão revelados no dia 2 de fevereiro em cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). Todos os seis concorrentes foram campeões mundiais em um ano em que o Brasil conquistou 23 medalhas em mundiais e competições equivalentes.
MELHORES POR MODALIDADE
O COB ainda anunciou os nomes dos melhores atletas em cada uma das 55 modalidades olímpicas e sul-americanas (veja abaixo). O ano de 2022 também marcou a participação do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos de Assunção, competição em que a delegação nacional liderou o quadro de medalhas com 133 de ouro e 319 no total.
O processo para a escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.
O público também poderá participar da escolha dos seus atletas favoritos no ano. Já estão abertas as votações populares para o Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire. Os perfis de todos os concorrentes estão no site https://pbo.cob.org.br, onde o internauta poderá deixar o seu voto. Cada pessoa pode votar uma vez por dia e a votação fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro.
Maior premiação do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega à 23ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2022. A solenidade também prestará um tributo a um grande ícone do esporte nacional com a entrega do Troféu Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo. Serão, ainda, premiados os Melhores Técnicos do Ano e os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju.
- FAÇA UM COMENTÁRIO
- 0 COMENTÁRIOS