ESCRITOR UBAITABAENSE SERÁ HOMENAGEADO EM ITABUNA NESTA SEXTA FEIRA (07)
  • 723
  • 5
  • 01/08/2015 
  • Redação

closinho ok

O escritor ubaitabense,  professor e produtor rural,  Clodomir Xavier de Oliveira será um dos  homenageado  na cidade de Itabuna. A solenidade sestá prevista para o dia 07 de agosto às 18 horas.  Ele vai emprestar seu nome a um do “malls”, ou seja galeria do Shoppin Jequitibá. O projeto é homenagear personagens importantes da região. Clodomir foi escolhido como o representante da cidade de Ubaitaba pelo seu talento e trabalho desenvolvido na região.

Clodomir Xavier de Oliveira era sindicalista, produtor rural e se notabilizou pelas grande inciativas. Foi fundador do Centro Educacional Ubaitabense (CEU)  e ajudou na fundação do Conselho Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC), do qual foi presidente por algumas ocasiões. Lutou pela formação da Cooperativa dos produtores de cacau demonstrando dessa forma um ferrenho defensor do cooperativismo.

Exerceu mandatos de prefeito e vereador em Ubaitaba, porém era a literatura era o que mais lhe alegrava, deixando obras importantes como os livros: Pulú (Romance). Estórias de Ubaitaba (Contos) e outros. Foi colaborador do Jornal Tribunada Região, escrevendo inúmeros artigos, contos e depoimentos. Closinho como eratratado carinhosamente pelos amigos também era astista plástico e artesão. (jornaltribunadaregiao.com.br)


  1. Jorge Loyola disse:

    Seu Closinho sempre será uma grande referência e orgulho deUbaitaba

  2. Duda Pires disse:

    Grande cidadão , homenagem mais do que justa.

  3. Juliana Souza disse:

    me emocionei agora! Pensei sobre isso quando assistir o noticiario falando sobre a historia de Itabuna.Lembrei das viagens que faziamos a Itabuna acompanhando vovô Closinho ao “Conselho”,a bagunça que fazia em sua sala,os fazendeiros que ele me apresentava e os rabiscos sempre seguidos de uma imagem de cacau ou de um burrico com panacum…ainda saudade.Vovô vc merece mais esse reconhecimento.Justa homenagem!

  4. Macau Almeida disse:

    Em nome da familia agradeço a Hugo e aos maravilhosos amigos que comentaram. Fico muito emocionado.

  5. Maria do Socorro Almeida disse:

    Meu avô foi um grande sábio, um grande comunicador e um educador que ensinava a Vida .
    Como todo grande Homem, a memória perpetua onde o tempo não se conta.
    Closinho , meu ídolo!!!