CLOSINHO CONTINUA VIVO NA MEMÓRIA DOS AMIGOS
  • 12.497
  • 4
  • 16/05/2015 
  • Redação
Professor Clodomir se estivesse vivo completaria hoje 105 anos

Professor Clodomir se estivesse vivo completaria hoje 105 anos

Neste sábado 16 de maio a comunidade de Ubaitaba comemora o aniversário de nascimento do professor Clodomir Xavier de Oliveira.  Se estivesse vivo ele completaria  105 anos. Filho do médico Francisco Xavier, principal fundador desta cidade.  Clodomir era escritor, produtor rural, sindicalista,  e se notabilizou por grandes iniciativas. Foi fundador do Centro Educacional Ubaitabense, (CEU), ajudou na fundação do Conselho Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC), lutor pela formação da Cooperativa dos Agricultores de Cacau, demonstrando dessa forma um ferrenho defensor do cooperativismo.

Closinho como era carinhosamente apelidado o professor também era político, embora isso não lhe trouxesse grandes motivações. Exerceu mandatos de vereador e prefeito em Ubaitaba. O que mais lhe alegrava porém, era a literatura, deixando obras importantes como os livros: Pulú ( romance). Estoriais de Ubaitaba (Contos) e outros. Foi colaborador do Jornal Tribunada Região, escrevendo inumeros arigos, contos e depoimentos. Clodomir Xavier também era artista plastico e artesão.

O município de Ubaitaba muito deve ao professor ao professor Clodomir Xavier que também emprestou seu nome para a úncia biblioteca pública  que “existia na cidade!. É necessário uma campanha para reativar a Biblioteca Clodomir Xavier e instalar no seu acervo uma sessão especial com a obra deste mestre que Ubaitaba nunca esquece, pois ele continua vivo (Fonte:jornaltribunadaregiao.com.br)


  1. Duda Pires disse:

    Closinho foi uma figura ímpar na história de Ubaitaba, merece todas as homenagens. Parabéns Humberto.

  2. SILVANO NETO disse:

    Minha Mãe trabalhou 22 do Sindicato Rural de Ubaitaba onde e mesmo menino tive a oportunidade de conhece-lo .

  3. anonimo disse:

    Bela e merecedora matéria! Seu Clozinho merece por todo legado deixado a nossa querida Ubaitaba e pelo grande homem que foi!
    Só é preciso retificar que a nossa cidade conta SIM COM UMA BIBLIOTECA PÚBLICA, localizada na ladeira da Praça Santo Antônio, aberta ao publico de segunda a sexta feira, com disponibilidade até mesmo de emprestimos de livro…