PREFEITURA DE AURELINO LEAL PROMOVEU “MESA REDONDA” SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA EM DISTRITO DE POÇO CENTRAL
  • 596
  • 0
  • 20/09/2017 
  • redacao

A “Mesa Redonda”contou com a presença da prefeita e diversas autoridades

A Segurança Pública foi tema da primeira mesa-redonda, realizada na tarde dessa quarta-feira, 20, na Escola Agrupada Pedro João Longo no Distrito de Poço Central.  A finalidade do encontro foi para que os representantes dos diversos segmentos da comunidade do distrito de Poço Central pudessem se interagir, ou seja, buscar formas de minimizar a questão da violência.

Para o Major Gilson Marinho, tem que haver um trabalho de sensibilização em três requisitos que, segundo ele, reduzirá a violência na sociedade: A família, a religiosidade e a educação.

Na oportunidade, o Major Marinho parabenizou o trabalho que vem sendo realizado no distrito e os investimentos feitos pela prefeita Liu Andrade na área de segurança Pública.

O delegado Lane Andrade destacou também a importância da responsabilidade de cada cidadão na questão segurança pública.

O delegado Lane Andrade destacou também a importância da responsabilidade de cada cidadão na questão segurança pública. “Todos nós somos responsáveis pela segurança. O sistema de segurança pública tem várias engrenagens, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário, Entidades de Classe e população. Cada um tem que fazer a sua parte”, destaca ele.

A população se fez presente durante o debate

No decorrer da Audiência foi ressaltado que em muitos casos de furtos, as vítimas acabam não lavrando o Boletim de Ocorrência (BO), o que é muito ruim, segundo os responsáveis, pois, “a infração acaba não constando nas estatísticas do Governo. E como aquele Poder age com base nesses dados, fica a falsa impressão de segurança”. Além disso, o Município acaba não conseguindo ter suas reivindicações cumpridas, dentre elas o aumento do efetivo Militar e Civil.

A palavra foi franqueada à população e de acordo com os questionamentos, embora os números mostrem aumento na criminalidade, a Cidade está dentro da normalidade estatística regional estabelecida pelo Governo, porém, é importante relatar que a população tem sofrido com isso, e tendo muitas vezes a sensação de insegurança, devido ao registro de vários furtos e roubos pela Cidade.

A mesa foi mediada pelo Dr. Lane Andrade delegado de Aurelino Leal, Comandante da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Gilson Marinho, Sgtº. PM Orlando, Prefeita Liu Andrade, Edna Andrade diretora da Escola PJL, Vereador Fabinho Kalid e o Conselheiro Tutelar Romário.

Houve também a participação dos vereadores Ricardo Carneiro, Marcone, Zé Birata e Rosana Fontes, além de diretores de escolas, secretários municipais, pastores, conselheiros tutelares, sociedade civil e comunidade em geral. (ASCOM/Aurelino Leal – Repórter Abimael Rirches)