INICIADA RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA NA REDE DE ENSINO DO ESTADO
  • 1.770
  • 0
  • 14/10/2014 
  • redacao

matricula

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou nesta segunda-feira, 13, o período para renovação da matrícula dos estudantes da rede de ensino.

A novidade deste ano fica por conta da possibilidade de realizar o processo online, além da modalidade presencial. O prazo termina no dia 1º de dezembro.

Por meio do novo sistema, o aluno, além de garantir a renovação da matrícula no mesmo turno e escola que cursa em 2014, pode manifestar o desejo de alterar o turno das aulas ou ainda mudar de curso ou de unidade escolar no ano seguinte.

De acordo com Eliana Alves, diretora de atendimento à rede escolar da SEC, este procedimento é necessário para organização da instituição.

“A unidade escolar pode se preparar para iniciar o ano letivo. É possível, assim, programar quantidade de professores, prever a alimentação ou o transporte daqueles que residem na zona rural”, esclarece Eliana.

Renovação

Para realizar a renovação da matrícula, a secretária da escola entregará para os estudantes, pais ou responsáveis, daqueles que forem menores de 16 anos, a carta para renovação.

Neste ano, existe a opção de realizar o processo de forma presencial ou por meio do Portal da Educação. Quem optar pela internet deve informar sua opção de renovação no Sistema de Gestão Escolar  e, para o acesso, utilizar o código que é informado na carta de renovação.

De acordo com Eliana Alves, não é necessário que sejam levados documentos para renovação, pois acredita-se que os já matriculados estejam com a documentação em dia. “Os alunos que tenham mudado de endereço devem levar o novo comprovante de residência”, salienta a diretora.

Primeira matrícula

Ainda segundo Eliana, alguns alunos da rede municipal que estão ingressando na estadual também podem utilizar o portal para realizar a matrícula. Entretanto, informa que alguns municípios ainda não têm o sistema para matrículas informatizadas. A Tarde