PT PEDIU 50 MILHÕES EM PROPINA, DIZ EXECUTIVO DA ODEBRECHT
  • 1.831
  • 0
  • 02/05/2018 
  • redacao

 

Os emails internos trocados entre executivos da Odebrecht mostram os acertos dos valores pagos em propina para integrantes do PT. As mensagens foram entregues à Lava Jato pelo ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht depois que deixou a prisão em dezembro do ano passado.

De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (2) pelo jornal O Estado de S. Paulo, o PT queria US$ 50 milhões em propina da empresa. A informação consta na denúncia apresentada pela procuradora-geral, Raquel Dodge, ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo, e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Os valores teriam sido acertados em 2009 e teriam como contrapartida intervenção do governo no BNDES para beneficiar a construtora.

Segundo a procuradora, os US$ 40 milhões da Odebrecht foram repassados ao PT ‘para que o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu ministro do Planejamento, Gestão e Orçamento, Paulo Bernardo, além de outros integrantes da cúpula do Partido dos Trabalhadores, à época o partido governante do país, satisfizessem com decisões políticas os interesses econômicos do grupo Odebrecht, entre eles um aumento na linha de crédito no BNDES entre Brasil e Angola para financiar exportação de bens e serviços entre os dois países’.

Em conversas realizadas no mês de março de 2009, Marcelo Odebrecht, Luiz Mameri e Ernesto Sá falam sobre os valores acertados. Diz Odebrecht: “Acabei de estar com o italiano [Palocci]. Ele vai estar com PB [Paulo Bernardo] na 4ª cedo para reforçar. Lembrei a ele que precisam fechar o valor (acho que vao pedir entre 40 e 50) a ser incluído nos nossos contratos. Eu disse que uma expectativa razoável eh de aprovar 500 agora e mais algo daqui a uns 6 meses”.

Depois, Mameri responde: “Ele disse que acordaram 50 (pareceu-me que era para ver se colava). Quando eu disse que não, que estivemos com AM depois das conversas e que o homem nos passou 40, reagiu: “ok, vamos deixar pelos 40 e mais a frente eu converso com eles para considerarem 50”. (Por: Gilberto Júnior/BNews)