5º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE ITACARÉ, TERÁ NA CURADORIA UM DOS NOMES MAIS RESPEITADOS DA GASTRONOMIA BAIANA
  • 144
  • 0
  • 08/05/2018 
  • Jornal Tribuna da Região

De 12 a 15 de julho acontecerá a 5º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”. Um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana, a apresentadora Elibia Portela assina a curadoria do evento que vai movimentar o destino turístico. Como tema Gastronomia de Raiz, cerca de 40 restaurantes já se inscreveram e apresentam receitas variadas. Com o objetivo de reunir baianos e turistas, Itacaré vai incentivar os restaurantes locais a apresentar pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com riqueza de sabores, além de shows musicais, feira gastronômica, feira de agricultura familiar e cozinha show.

 

Quando o assunto é gastronomia, Elíbia Portela é uma das grandes representantes da Bahia. Há mais de 30 anos à frente do programa Prato da Casa veiculado na TV Bandeirantes, muito mais que uma chef de cozinha e apresentadora, Elíbia também é professora e já escreveu dezoito livros. Entre as diversas receitas que inventou destaque para o salgadinho Boliviano, que marca presença em quase todas as festas, e o Pãozinho Delícia da Bahia, receita que se popularizou e foi criada como uma solução para o antigo pãozinho de aniversário que apenas poucas pessoas conseguiam fazer.

O programa para televisão nasceu em 1982, na TV Itapoan, quando a emissora era filiada ao SBT e ficou sendo transmitido por 13 anos. Logo depois Elíbia migrou para TV Band Bahia e lá segue até hoje, com um público fiel e receitas variadas.

Além do programa de receitas, ela dá cursos no Centro de Culinária Elíbia Portela. A cada mês abrem-se novas turmas para aulas de doces, salgados ou culinária básica (trivial).

Um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana, a apresentadora Elibia Portela assina a curadoria do 5º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” que vai movimentar o destino turístico. Como tema Gastronomia de Raiz, cerca de 40 restaurantes já se inscreveram e apresentam receitas variadas.