ITACARÉ VAI SEDIAR EM ABRIL O TORNEIO BEACH RUGBY
  • 439
  • 0
  • 28/03/2019 
  • redacao
Itacaré vai sediar, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio de Beach Rugby ou Rugby de Areia, um evento que contará com a participação de diversas equipes da Bahia e que é considerado como um dos esportes que mais cresce no Brasil atualmente e no mundo. O evento acontecerá no dia 27 de abril, na Praia da Coroinha, na orla da cidade.
O torneio é uma iniciativa do professor de educação física Alejandro Elias, mais conhecido como Turco, praticante da modalidade, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas através do telefone 73-99996-8301.
No ano passado o evento reuniu atletas das cidades, a exemplo de Porto Seguro, Vitória da Conquista, Itabuna, Itacaré e Ilhéus. O objetivo do evento, segundo explicou o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, é incentivar a prática esportiva na cidade e revelar novos talentos. A expectativa é que com o evento venham a surgir novos times e grupos de praticantes dessa modalidade em Itacaré.
De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o município vem se destacando a cada dia com grandes talentos no esporte e ao incentivar mais essas novas modalidades abre oportunidade para que possam ser revelados cada vez mais grandes nomes também no Beach Rugby. O esporte vem crescendo tanto que as seleções masculinas e femininas do Brasil estão competindo a nível internacional.
O Beach Rugby ou rúgbi de praia, é uma variação do râguebi com várias ligas pela Europa, popular principalmente na Itália. Com 30-50 metros de comprimento por 20-25 metros de largura, alguns torneios são disputados nas mesmas arenas do futebol de praia, fazendo com que se usem as dimensões de campo do desporto/esporte (entre 35-37m de comprimento, por 26-28m de largura).
O número de jogadores depende da organização do torneio, podendo ser entre 5 e 7 jogadores por time mais entre 3 e 7 reservas. Ao contrário do rugby padrão no rugby de praia não existem os postes de gol, portanto apenas o try é marcado, sendo que cada tryvale 1 ponto. Dependendo do torneio são usados 2 tempos de 5 ou 7 minutos. Fonte/SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacaré
5 anexos