MARAÚ COMEMORA ANIVERSÁRIO NESTE SÁBADO (30), COMPLETA 81 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA ADMINISTRATIVA
  • 2.548
  • 0
  • 29/03/2019 
  • redacao

 

Emancipada a condição de cidade em 30 de Março de 1938, o município de Maraú, no sul da Bahia, completa  neste sábado (30), 81  anos de existência.  Governado pela prefeita Gracinha Viana em seu segundo mandato, Maraú se destaca pelas suas belíssimas  praias que nos últimos tempos têm atraído turistas do mundo inteiro.

Maraú, cuja a história se confunde com a história do Brasil colônia e todas as suas nuances, tendo inclusive sido alvo de investimentos da cora inglesa para a extração e beneficiamento do xisto betuminoso em meados do século XIX,  vem  tendo atualmente  uma gestão municipal das mais  auantes e respeitadas da região.

No ano de 1705, frades italianos se instalaram em uma aldeia indígena chamada “Mayrahú”, originando um povoado. Em 1717, criaram o distrito de Mayrahú que, após a construção da capela, foi elevado à freguesia, passando a se chamar “São Sebastião de Mayrahú”. No ano de 1761, foi elevada a Vila de Maraú. E só em 1938 tornou-se cidade.
Os padroeiros do município são São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição do Cambuízo, que têm como data festiva 20 de janeiro e 8 de dezembro, respectivamente. Com uma cultura riquíssima e quase totalmente preservada, essa cidade atrai cada vez mais turistas de todas as partes do mundo. (jornaltribunadaregiao.com.br)