UNIDADES QUILOMBOLAS DE ITACARÉ SÃO BENEFICIADAS COM PROGRAMAS SOCIAIS
  • 162
  • 0
  • 24/04/2019 
  • redacao

A Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura e Pesca, se reuniu nesta terça-feira com representantes das unidades quilombolas do Oitizeiro, Fojo e Porto de Trás para viabilizar todas as ações e documentação e operacionalizar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aprovado para essas associações, no valor aproximado de 160 mil reais.

Participam do encontro o coordenador Regional da Bahiater, Marcos de Souza, o secretário de Agricultura, Humberto Matos, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, e ainda os presidentes do Quilombo do Fojo, Adilton Nunes, do Quilombo do Oitizeiro, Jacson Gomes de Araújo e do Porto de Trás Josineide dos Santos (Leidinha).

Durante o encontro foi discutido ainda sobre a operacionalização dos projetos do Programa Bahia Produtiva do Quilombo do Fojo, Quilombo do Porto de Trás e Quilombo do Oitizeiro, num valor total aproximado de 600 mil reais. A proposta foi organizar todos os detalhes para que os recursos sejam liberados, valorizando os produtos oriundos dos quilombos de Itacaré, gerando mais empregos e renda. No caso específico do PAA, por exemplo, além de adquirir esses produtos, vale ressaltar que os alimentos são distribuídos às famílias que vivem em vulnerabilidade social e alimentar.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante a manutenção e a ampliação do PAA, pois todos saem ganhando com o programa. Os agricultores familiares e unidades quilombolas a ganham com certeza da comercialização dos seus produtos com preços justos, garantindo mais renda no campo. Já as famílias carentes são beneficiadas porque recebem gratuitamente alimentos de boa qualidade. Para isso a Prefeitura de Itacaré vem incentivando os agricultores familiares para que produzam cada vez mais e se organizem através de associações e cooperativas para que possam fazer parte desses programas.

Criado em 2003, no então governo Lula, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Secretaria de Comunica