PREFEITURA DE ITACARÉ INICIA A 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
  • 271
  • 0
  • 18/04/2020 
  • redacao
A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, iniciou esta semana a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Se na primeira etapa, iniciada no 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, indígenas, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, inclusive adolescentes e funcionários do sistema prisional.
Nessa etapa, as pessoas que fazem parte do grupo podem se dirigir às unidades de saúde dos bairros da Passagem, Santo Antônio (Bairro Novo) centro e no distrito de Taboquinhas. Já nas segundas-feiras a vacinação para esse público acontece no bairro da Marambaia. Mas atenção, é preciso evitar aglomerações e manter os procedimentos de proteção.
Já na zona rural do município a vacinação já está ocorrendo com o serviço volante, para todos os públicos, nas próprias residências, para evitar o deslocamento e as aglomerações. Para isso foi montada um cronograma de atendimento para atingir a todo o município.
IDOSOS – A Secretaria de Saúde orienta que aqueles idosos da sede do município e também de Taboquinhas que não estavam em suas residências no momento em que a equipe passou nas casas, para que procure a unidade de saúde mais próxima. A proposta é evitar as aglomerações. E para aqueles que tem dificuldades de locomoção podem solicitar que parentes comuniquem a situação nas unidades de saúde para que os profissionais possam fazer o agendamento.
Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, Itacaré iniciou no dia 23 de março a vacinação nas residências para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A terceira etapa acontece a partir de 9 de maio, para demais públicos, incluindo pessoas acima de 55 anos, pessoas com deficiências, indígenas, professores (rede pública e privada), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias). (Fonte: SECOM- Secretaria de Comunicação/Prefeita de Itacaré)