ATIVIDADES ONLINE DO ROTARY CLUB DE ITABUNA VIERAM PRA FICAR
  • 1.367
  • 0
  • 30/05/2020 
  • redacao

Contando com a participação de membros do Distrito 4391, Rotaract Universitários e Interact Liga da Imaginação, a reunião virtual do Rotary Club de Itabuna realizada na última terça-feira (26/05), foi ambiente de debate sobre a manutenção das atividades e desenvolvimento de projetos durante o distanciamento social. O destaque durante a reunião foi o crescimento de cada área do Rotary a partir da apropriação das ferramentas de tecnologia disponíveis para interagir. As adaptações realizadas em função da pandemia promoveram mudanças e geraram novas possibilidades. Cursos, workshops e palestras online, transmissões de lives e reuniões por videoconferência são exemplos de ações que permanecerão efetivas pós coronavírus, devido à boa frequência que apresentam.

“A reunião virtual é uma realidade que veio para ficar. O Rotary já se apossou dessa ferramenta para trabalhar permanentemente e assim manter a eficiência e competência em servir que são sua marca. Seminários e encontros de treinamento que envolvem o deslocamento de pessoas e custos para realização poderão reunir palestrantes e participantes de todo o Distrito sem sair de casa”, afirmou o Presidente do clube Silvio Roberto.

O Distrito 4391, por exemplo, tem realizado uma série de workshops online que ocorrem todo sábado com transmissão no Youtube. Os PETs, que são treinamentos para presidentes eleitos, pela primeira vez estão sendo realizados em ambiente virtual, assim como a Conferência Distrital – que aconteceria entre os dias 21 e 24 de maio em Aracaju, mas foi adiada. De acordo com Luiz Coelho, governador 2009/2010 do Distrito 4550 e membro da comissão organizadora do evento, a programação já está sendo reestruturada. “Nessa primeira semana de junho a comissão se reunirá com o governador do Distrito para montar esse novo formato de conferência”, informou.

Representando o Rotaract Club Itabuna Universitários, o estudante Paulo Uendel, presidente eleito para a gestão 2020/2021 do mesmo e a secretária executiva do Distrito Maria Gabriele, informaram sobre a movimentação em torno da CRIAteca – Plataforma Online desenvolvida pelo clube antes mesmo da pandemia com o objetivo de ministrar aulas de reforço para alunos da rede pública de ensino que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com objetivo de ingressar em uma universidade.

Relataram também sobre os treinamentos promovidos pelo Rotaract Brasil, como a AVIRC – Assembléia Virtual de Rotaract Clube e o Bora Rotaract, que contou com a participação de 900 jovens. Da mesma forma, o Interact Club Itabuna Liga da Imaginação, apesar das limitações impostas pela pandemia, mantém as reuniões e atividades do clube através de plataformas online, conforme informou o presidente Davi Matos que no momento se dedica com maior ênfase ao aplicativo Unyclub – ferramenta de gestão dos clubes – alimentando banco de dados e organizando a transição de cargos para a próxima gestão.