UBAITABA: O PERFIL DE UM PUXASSACO! (Por Humberto Hugo (*)
  • 1.025
  • 4
  • 24/08/2020 
  • redacao

 

O puxassaco é um objeto utilizado para guardar sacolas plásticas, não falta na cozinha de nenhuma dona de casa ubaitabense com certeza! Já na vida corporativa e na política principalmente, o “puxassaco” é o nome dado ao camarada especialista em “puxassaquismo” que pelo dicionário Aurélio é: Puxar o saco ou elogiar com segundas intenções. Vou dar um exemplo qualquer: “Luciano puxa o saco da prefeita com segundas intenções!”
Mas não é só isso, o puxassaco tem seu modus operandi! Ele em tese é um fanático pelo seu ídolo e o idolatra como se o mesmo estivesse acima de tudo e de todos. Ele quer agradar a todo custo e chega a ser bizarro o quão o ser humano se sujeita a esse papel de vassalo: Cria conflitos nas redes sociais como se estivesse defendendo a própria excelentíssima Mãe, cria fofocas, mostra prints, briga com vizinhos, desfaz amizades, jura, garante, avaliza, xinga, ofende, vende a alma ao diabo a ponto de nos fazer sentir vergonha alheia, de tanto que sacrifica sua dignidade, apenas para agradar sua senhora. Pros que assistem novela… Pense no Crô da novela Fina Estampa cortejando sua “Teresa Cristina…”
Mas ainda não é só isso! Aqui em Ubaitaba o puxassaquismo já foi Cultura, mas não deu muito certo… Se você ainda não entendeu, para melhor exemplificar eu poderia comparar a figura do puxassaco ubaitabense a um papagaio de pirata, ou um abutre talvez, não! Uma hiena! Aliás, a um urubu rodeando a carniça. Não, não, não! Já sei! Aqui em Ubaitaba o puxassaco consegue reunir qualidades de papagaio, abutre, hiena e urubu e ainda assim ter a carapuça de um Coelho! Sim, um Coelho! Um Pernalonga que malandramente mastiga sua Amarela cenoura partidária e bisbilhota grupos no facebook, blogs, sites e grupos de whatsaap a procura de um motivo para expressar sua devoção e fidelidade.
O Coelho é tão veloz que vai daqui em Faisqueira, ou até Itabuna, como se tivesse a habilidade de um… Fantasma? Esguio, ligeiro, as vezes manso, traiçoeiro e naturalmente oportunista…
Coincidência ou não, se gosta de charadas como o Coelho Branco de “Alice no país das Maravilhas,” consulte o número do Coelho no jogo do bicho… Um deles vai te fazer matar esse e outros Coelhos com uma cajadada só!

(*)- jornalista e diretor/editor  do  site www. jornaltrbunadaregiao.com.br)


  1. Ubaitabense disse:

    Para bom entendedor, meia palavra basta. Que texto. Parabéns.

  2. De olho na cidade disse:

    RESUMIU TUDO! E ESSA FOI DIRETA AO FANTASMA KKKKKKKKKKKKK

  3. Duda Pires disse:

    Quem revela o puxa saco é o coelho não eu kkkkkkk

  4. Leonel Vieira disse:

    Amigo Humberto. Parabéns pelo texto. Como sempre, revelando uma grande intimidade com as palavras.