AURELINO LEAL COMPLETA ANIVERSÁRIO DE 59 ANOS E GANHA BASE DO SAMU E TRÊS VEÍCULOS NOVOS
  • 1.544
  • 0
  • 14/12/2020 
  • redacao

 

 

Criado através da Lei 1.570, de 15 de dezembro de 1961, o município de Aurelino Leal possui uma área territorial de aproximadamente 438 Km2

Nesta  terça feira  15 de dezembro, o município de Aurelino Leal completará 59 anos de emancipação política- administrativa e para comemorar a data,  a prefeitura municipal Elizângela Ramos de Andrade Garcia, vai anunciar  e as obras  que estão em andamento.  para a nova gestão, além de inaugurar a nova  Base do SAMU. totalmente equipada às 18 horas. Na oportunidade a gestora  faz  a entrega de três veículos zero quilômetro para os distritos de Laje do Banco, Poço Central e para  setor de  Fisioterapia da  sede do município.  Pela manhã ocorrerá alvorada com queima de fogos. Devido a Pandemia do Coronavírus,  não haverá missa solene  em ação de graças. Também ficam  suspensas  as festividades alusivas ao aniversário.

Histórico:

Criado através da Lei 1.570, de 15 de dezembro de 1961, o município de Aurelino Leal possui uma área territorial de aproximadamente 438 Km2 e uma população de aproximadamente 13.130 habitantes de acordo com o último censo. A principio, a localidade que pertenceu à Capitania de Ilhéus, recebeu a denominação de São Miguel. Depois seu território foi anexado ao município de Barra do Rio das Contas (atual Itacaré). Experimentou crescimento a partir da década de 1930.  Com a chegada da Estrada de Ferro em l940 sofreu modificação na sua denominação. Passou a ser chamado de Arraial de Itaipava. Três anos depois recebeu o nome de Poiri, transformando em distrito de Itacaré.

Limites – Distante 366,3 Km de Salvador (por via rodoviária), e 179    Km em linha reta. O município de Aurelino Leal é cortado pelo Rio Das contas e possui dois distritos: Laje do Banco e Poço Central e limita-se com os municípios de Ubaitaba, Gongogi, Itacaré, Ilhéus, Itapitanga, Dário Meira; Uruçuca e Barra do Rocha.

Pioneiros- Os fundadores do município de Aurelino Leal foram: Ramiro Teixeira, Pedro Elias, Leonel Neves de Melo, Nelson Alonso Fernandes, Manoel Ribeiro Salomão, Américo Amorim e Eduardo Magalhães Menezes. O primeiro prefeito foi Antonio Freitas do Nascimento e a primeira Câmara de Vereadores foi constituída dos seguintes vereadores: Valmir Mendes Souza, Josias José do Nascimento, Jorge Calheira dos Santos, Valdomiro de Almeida, Manoel Vieira Filho, Reinaldo Almeida, Graciliano Alves Leal, Almir Araujo e Manoel Ribeiro Salomão.

Ao longo da sua história de autonomia político-administrativa, Aurelino Leal teve 12 gestões, sendo prefeitos: Antonio Freitas do   Nascimentos,  Walter Bonfim Lago, Almir Araujo,  Dalila Araujo Vasconcelos, Humberto Vieira Barbosa,, Dalila Vasconcelos, Ubirajara Muniz da Silva, Dalila Araujo, Gilberto Ramos de Andrade, Wilson  Rodrigues Figueiredo,, Gilberto Ramos  de Andrade, Domingos  Marques e  atualmente o município é governado pela senhora Elizângela Ramos de Andrade Garcia, em seu segundo mandato. O novo  o prefeito eleito para a gestão 2021/2024, foi Rodrigo Andrade.  Outros nomes ocuparam o cargo interinamente (Fonte: jornaltribunadareiao.com.br)