ADEPTOS DO CANDOMBLÉ LEVAM PRESENTES ECOLÓGICOS PARA IEMANJÁ
  • 1.538
  • 0
  • 02/02/2015 
  • redacao

 

 

 

Balaio formado apenas por objetos não-poluentes é colocado no mar (Foto: Mauro Akin Nassor)

Balaio formado apenas por objetos não-poluentes é colocado no mar (Foto: Mauro Akin Nassor)

Pelo segundo ano consecutivo, adeptos do candomblé prestaram homenagens a Iemanjá utilizando presentes ecológicos, na comunidade da Gamboa de Baixo, em Salvador, na manhã de ontem.  A ação, que mais uma vez ocorreu na véspera da festa em homenagem à Rainha do Mar, foi uma iniciativa do Coletivo de Entidades Negras (CEN), entidade nacional do movimento negro.

Coordenadora estadual do Setorial de Religiões de Matriz Africana do CEN, a equede Noélia Pires, do Terreiro Omi Tolá, explicou que alguns itens, como sabonetes, espelhos e perfumes em frascos de vidro, foram substituídos na oferenda.

“Não colocamos nada que agrida a natureza. Só as comidas que o orixá pega. Flores, doces e algumas coisinhas que fazem parte do nosso fundamento”, explicou.

A ideia de ofertar o presente ecológico surgiu dos grafiteiros, pescadores e moradores do local. “A gente queria fazer uma coisa que não prejudicasse aos peixes e ao mesmo tempo homenageasse Iemanjá, que só traz sorte para nós”,  explicou o pescador Gerson Bonfim. (Correio)