CVR E MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE FAZEM MUTIRÃO EM PRAIAS E MANGUEZAIS NO SUL DA BAHIA
  • 2.675
  • 0
  • 08/11/2021 
  • redacao

 

Mutirão ocorreu em praias e manguezal em Canavieiras e Belmonte

O Ministério do Meio Ambiente promoveu um mutirão de limpeza de praias e manguezais em Belmonte e Canavieiras, no Sul da Bahia. A ação, que teve o apoio da CVR Costa do Cacau, faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, contando com as parcerias das prefeituras municipais, e foi realizada por meio do Projeto Terra Mar, com o aval do Instituto Baleia Jubarte.

A coleta de resíduos aconteceu com a participação de voluntárias da Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas Pesqueiras do Sul da Bahia e de associações de marisqueiras e pescadoras. Os itens constituídos por plástico foram o principal tipo de resíduo encontrado, representando 44% do total coletado.

Os resíduos não recicláveis foram encaminhados à unidade da CVR Costa do Cacau, para o descarte ambientalmente correto, localizada às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna. A empresa é licenciada pelo Ibama e Inema e atende as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento.

“A ação de limpeza de praias e manguezais contribui para a conservação do meio ambiente, além de conscientizar a população sobre o descarte adequado de lixo”, afirma o gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena. A estrutura da CVR Costa do Cacau inclui a implantação de um Centro de Educação Ambiental, destinado a ações educativas na área socioambiental. (Blog Pimenta)