VARIOLA DOS MACACOS; EUA DECLAROU EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA À MEDIDA QUE O SURTO SE ESPALHA NO MUNDO
  • 1.906
  • 0
  • 24/08/2022 
  • redacao

Imagem: Reprodução/Google

O governo do presidente dos EUA Joe Biden declarou na quinta-feira uma emergência de saúde pública, um movimento que deve liberar novos fundos, ajudar a coletar dados e permitir que pessoal adicional seja implantado na luta contra a doença.

A mudança ocorreu quando os casos em todo o país ultrapassaram 6.600, cerca de um quarto deles do estado de Nova York, e especialistas alertaram que era necessária uma ação rápida para conter o surto em seus estágios iniciais.

“Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível no combate a esse vírus, e pedimos a todos os americanos que levem a pele de macaco a sério e assumam a responsabilidade de nos ajudar a combater esse vírus”, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra, em uma ligação.

Observadores acreditam que o número real de casos poderia ser muito maior do que os números oficiais sugerem, uma vez que os sintomas no atual surto global, que começou em maio, incluíam sinais sutis, como lesões únicas, além de erupções generalizadas mais familiares.

Isso pode levar à falta ou diagnóstico errado, já que a apresentação é semelhante a infecções sexualmente transmissíveis comuns.

Os EUA já entregaram cerca de 600.000 vacinas JYNNEOS – originalmente desenvolvidas contra o vírus relacionado à varíola, a varíola – mas esse número ainda está muito abaixo dos cerca de 1,6 milhões de pessoas consideradas de maior risco e a maioria precisando da vacina.

As restrições da cadeia de suprimentos significam que o país deve receber seu próximo carregamento de 150.000 vacinas JYNNEOS – que foram desenvolvidas com financiamento federal dos EUA, mas são feitas por uma pequena empresa dinamarquesa chamada Bávara Nórdica – apenas até setembro, disse Dawn O’Connell, uma oficial sênior do HHS.

Cerca de 99% dos casos nos EUA foram até agora entre homens que fazem sexo com homens (MSM), disse a HHS na semana passada, e esta é a população que as autoridades estão mirando na estratégia nacional de vacinação.

© Agence France-Presse