LITERATURA | ANA ISABEL LANÇA LIVRO, “MARIA MAR”, EM BARRA GRANDE
  • 1.282
  • 0
  • 17/10/2023 
  • redacao

 

O evento será nesta quinta-feira, 19/10, às 19h30, no Terreiro, em Barra Grande

Depois de Malva, Heloísa e Carmela, a professora e escritora Ana Isabel Rocha Macedo apresenta Eliza, a personagem central do seu mais novo romance, “Maria Mar: Estrela das Ideias e do Amor” (Empresa Gráfica da Bahia, 2023, 636 pp.), que vai ser lançado na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, às 19h30, no espaço “Terreiro: Culinária, Música e Restaurante”, em Barra Grande (Maraú, Bahia).

“Maria Mar” já foi lançado em Vitória da Conquista (Casa Memorial Régis) e em Mucugê, durante a Feira Literário da cidade (Fligê), onde obteve uma grande recepção do público que lotou todos os assentos do Centro Cultural de Mucugê e esgotou todos os livros disponíveis.

O livro é dividido em 43 capítulos e conta a história de Eliza Ávila de Alencastro, ou simplesmente, a Professora. Uma mulher que é totalmente responsável pela própria existência ou, se preferirem, senhora da própria subjetividade feminina. Além disso, o novo romance de Ana Isabel é recheado por diversas canções e conta as histórias de pessoas, como Camilo e Ernesto Dazu, e de lugares, como Vitória da Fé, Ponta da Pedra e Marati.

Dessa maneira, há o mar e há Eliza em “Maria Mar: Estrela das Ideias e do Amor”; ambos descritos numa imersiva cumplicidade, como se fosse exibida em uma grande tela aberta na frente do leitor, o qual não se surpreenderá diante da quantidade de páginas: 636 no total.

O amigo Eugênio Pacelli, destaca a pertença de Ana Isabel a Barra Grande e o quanto isto representa na sua literatura. “Ana Isabel é de Vitória da Conquista, mas é em nossas águas e praias que ela busca tranquilidade e inspiração para escrever seus romances”, comenta.

Pacelli prossegue dizendo que “Maria Mar” teve várias de suas páginas escritas em Barra, “e é onde transcorre a maior parte do enredo. É um romance que fala de amores, nos remete ao passado, aos costumes e belezas da nossa região”, completa.

Aliás, o enredo é feito de muito carinho e respeito pelo ser humano, muito humano; como acentua o apresentador da obra, Eduardo Moraes. O livro é também prefaciado por um grupo de professoras de primeira ordem: Luzimare Almeida Pilôto, Maria Aparecida de Souza Guimarães, Maria Gorette da Silva Ferreira Sampaio, Valéria Viana Sousa e Zoraide Portela Silva, as quais enfatizam a ambígua presença do mar na história, ora como principal parte do cenário, ora como lugar mágico, ora como personagem envolvente.

Para este lançamento em Barra Grande, a exemplo que aconteceu em Mucugê, a escritora Ana Isabel estará no palco com Eduardo Moraes e Valéria Viana Sousa, mais os músicos João Omar (maestro e violoncelista), Perônio Joabe (violonista) e Elton Becker (solista).

Serviço: Lançamento do romance “Maria Mar: Estrela das Ideias e do Amor”

Sessão de autógrafos: 19 de outubro, 19h30

Local: Terreiro: Culinária, Música e Restaurante