NÚCLEO TEMÁTICO DA UESC REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE O TURISMO EM ITACARÉ
  • 1.440
  • 2
  • 07/01/2025 
  • redacao

 

O  Núcleo Temático de Turismo (NTT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou um estudo sobre o cenário do turismo no município de Itacaré, por meio de um levantamento atualizado de informações, com o objetivo de entender a demanda turística local. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Carla Regina Ferreira Freire Guimarães, com o bolsista Anderson Rodrigues de Sousa, e a participação de  discentes da disciplina Prática Extensionista 1, do Curso de Economia.

O produto “Informações turísticas do município de Itacaré – Bahia” contém infográficos, notas técnicas e boletins inéditos, entre eles, o estudo sobre o perfil do turista em Itacaré. O levantamento contou com a aplicação de 151 formulários, no intuito de entender a demanda turística local e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes para o setor.

Com uma população residente de 27.704 habitantes, conforme o censo demográfico de 2022, Itacaré tem o turismo como principal atividade econômica. “Os estabelecimentos turísticos desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do município, pois incentivam a geração de empregos, o aumento da renda local e a valorização das atrações naturais e culturais da região”, afirma o estudo.

De acordo com dados do Cadastur, em 2024, 74% dos estabelecimentos turísticos de Itacaré são do setor de hospedagem, indicando uma base sólida para receber visitantes. Em relação ao perfil do turista local, 64,2% é formado por mulheres, 35,1% homens e 0,7% outros. Quanto à escolaridade: ensino superior completo, 41,7%; pós-graduação, 23,2%; ensino médio completo, 19,2%; ensino superior incompleto, 12,6%; ensino médio incompleto, 2%; ensino fundamental completo, 1,3%. Outros dados podem ser conferidos no link: https://www.uesc.br/nucleos/turismo/index.php?item=conteudo_inform_tur.php

 


  1. NTT - UESC disse:

    Boa noite. Sou Anderson Rodrigues, bolsista do projeto Núcleo Temático de Turismo (NTT) da UESC, e venho solicitar o apoio de vocês para a divulgação das informações turísticas referentes ao município de Itacaré – Bahia.

    A turma de Prática Extensionista I do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizou duas visitas técnicas ao município de Itacaré (BA) com o objetivo de levantar dados sobre a demanda e a oferta turística local. As atividades foram conduzidas sob orientação da Prof.ª Drª Carla Regina Ferreira Freire Guimarães, com apoio de bolsistas e voluntários do Núcleo Temático de Turismo, também coordenado pelo docente. O estudo investigou a aplicação de questionários tanto aos visitantes quanto aos estabelecimentos do setor turístico, e os resultados estão disponíveis ao público em formato de infográficos.

    A pesquisa foi estruturada em duas etapas. A primeira, realizada em 27 de setembro de 2025, consistiu na aplicação do questionário de procura turística, dividido em Perfil do Turista, Detalhes da Viagem e Satisfação Geral. Essa etapa permitiu compreender o perfil e o comportamento dos visitantes. Os dados mostram que a demanda turística de Itacaré é composta majoritariamente por pessoas de 25 a 34 anos (35,3%), muitas com ensino superior (62 entrevistados), sendo 60% originários da Bahia. A maior parte permanece na cidade por 1 a 3 dias (82 turistas), motivada principalmente pelas praias e pela cultura local, e 54% optam por pousadas.

    A segunda etapa ocorreu em 08 de novembro de 2025, voltada para a oferta turística. Foram aplicados questionários estruturados em diferentes segmentos do setor, organizados nos eixos Perfil Organizacional, Percepções Econômicas e Percepções Sociais. A coleta realizada observou práticas, estruturas e desafios enfrentados pelos empreendimentos locais. Os dados apontam destaque para os segmentos de alimentação (38,82%), comércio (29,41%) e hospedagem (25,88%), sendo 40,8% dos negócios formalizados como MEI. A taxa média de ocupação dos estabelecimentos atinge 77% durante a estação alta.

    Outros dados e materiais podem ser conferidos no link:
    [ https://www.uesc.br/nucleos/ turismo/index.php?item= conteudo_inform_tur.php ]