MEGA OPERAÇÃO CONTRA O COMANDO VERMELHO DEIXA 20 MORTOS NO RJ
  • 72
  • 0
  • 28/10/2025 
  • redacao

A Operação Contenção, ação permanente do governo do estado para conter o avanço do Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, deixou pelo menos 20 mortos e 56 presos nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte. Entre os mortos, estão 18 suspeitos e dois policiais civis: Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, recém-promovido a chefe de investigação da 53ª DP (Mesquita), e Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna).

A ação, ainda em andamento até a última atualização, mobilizou cerca de 2.500 agentes de segurança para cumprir 100 mandados de prisão. Criminosos reagiram com barricadas em chamas, tiros e até lançamento de bombas por drones. Em vídeo registrado durante os confrontos, é possível ouvir quase 200 disparos em apenas um minuto, em meio a colunas de fumaça. Parte dos suspeitos fugiu em fila indiana pela parte alta das comunidades, em uma cena lembrando a ocupação do Alemão em 2010.

Entre os detidos estão Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, apontado como chefe do CV na região, e Nicolas Fernandes Soares, suspeito de operar financeiramente para Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso. A Secretaria de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, afirmou que “toda essa logística é do próprio estado. São aproximadamente 9 milhões de metros quadrados de desordem no Rio de Janeiro”, e destacou que a operação atinge cerca de 280 mil moradores. “Essa é uma ação necessária, planejada, com inteligência, e que vai continuar”, completou. *Ler mais no Correio 24h.