VAMOS RESSUSCITAR O CIDADÃO DO MUNDO
  • 979
  • 1
  • 19/03/2015 
  • redacao
O Cantor Fernando Lona é um dos filhos mais ilustre de Ubaitaba

O Cantor Fernando Lona é um dos filhos mais ilustre de Ubaitaba

 No último dia 19 de março,  aconteceu o  78º aniversário do nascimento do cantor,  compositor, escritor e ator  Fernando  Lona,  um dos mais importantes intelectuais que este município e a região cacaueira já produziu. A data passou em brancas nuvens, embora merecesse uma grande programação cultural, em decorrência da importância  deste artista  cuja obra deve ser estudada cuidadosamente, alcançando assim o destaque merecido.

Nascido no ano de 1937, às margens do Rio das Contas, no distrito de Pirauna, Fernando José de Magalhães Lona teve seu talento reconhecido por grandes celebridades da cultura nacional, a exemplo do romancista,  Jorge Amado que revela ter o nosso mais famoso poeta recriado com talento e sensibilidade a poesia de Cordel. Isso focou comprovado através do livro ” O Romance Desastroso de Josiano  e Mariana ou a Gesta do Boi Menino”, ilustrado por Calazans Neto e lançado no ano de 1977.

A obra e o talento de Fernando Lona superam os limites e alcançam a globalidade que lhe permite a certeza de ser o cidadão do mundo, embora em sua terra natal muita gente ainda o desconheça. Ele marcou presença no  Xº Festival Mundial do Teatro, em Nancy, na França e fez sucesso em São Paulo com o espetáculo ” De Cordel e Bordel”, sob a direção de Alvaro Guimarães. Na oportunidade cantor sua musicas e recitou versos, além de ter gravado, pela Tapecar, seu úncio LP.

Desperta Ubaitaba, Fernando Lona merece muito mais do que sonha nossa vã filosofia e como bem destacou Luis Américo, ” A historia muitas vezes com alguns personagens que contribuíram para a formação intelectual de um povo, ou para com aqueles que apesar terem vivido pouco, tem sua obra, por esse mesmo motivo, relegada a um estudo secundário. ( Texto: Jornal Tribuna da Região)