APRENSÃO DE DROGA “DEZ MIL VEZES NAIS FORTE QUE MORFINA” PREOCUPA AUTORIDADES NO CANADÁ
  • 3.465
  • 0
  • 20/03/2016 
  • redacao
droga
Após diversas tentativas, em 1981, o professor Ed Knaus, da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu desenvolver um analgésico que acabasse com todos os tipos de dor, até as mais agudas. O poderoso opiáceo foi batizado de W-18 e seria 10 mil vezes mais potente que a morfina – o que acabou causando uma reação inesperada para a equipe de pesquisa. “Nossa intenção era criar um analgésico milagroso mas, depois dos primeiros testes, o descartamos porque percebemos que ele tinha potencial de se tornar viciante”, afirmou Knaus.
Após esta descoberta, a droga foi arquivada antes mesmo de ser testada em humanos, sendo vista como um projeto que não deu certo e que tinha seus dados sob controle no sistema da universidade. Entretanto, no fim de janeiro deste ano, a polícia da cidade de Calgary, também no Canadá, divulgou que foram apreendidos diversos comprimidos da droga nas ruas em 2015.
“É preocupante o fato de este comprimido estar nas ruas, porque no ano passado tivemos vários casos de morte por overdose causada por outro opiáceo, o fentanil, que, de alguma forma está relacionado”, disse o coordenador da equipe antinarcóticos em entrevista à BBC Mundo. “Enviamos para análise vários comprimidos encontrados depois dessa primeira apreensão e estamos esperando os resultados”, acrescentou.
Como nunca foi comercializado ou produzido de maneira legal por indústrias farmacêuticas, acredita-se que as doses de W-18 apreendidas vieram de longe. “A maioria dos comprimidos veio da China. E o problema tem a ver com a disponibilidade e acessibilidade. Estamos com um comprimido 10 mil vezes mais poderoso que a morfina, mas os traficantes de drogas nas ruas não sabem o que estão vendendo”, disse Schiavetta.
A crise dos opiáceos já havia disparado com o fentanil, que é cem vezes mais poderoso que a morfina e havia sido considerado a “droga do verão” pela polícia de Calgary, depois da apreensão de 21 mil comprimidos durante os primeiros dez meses de 2015. Mas uma das possíveis causas da aparição da W-18 seria justamente a alta taxa de mortalidade relacionada ao comprimido em alta. Com isso, a demanda pelo fentanil caiu e a busca por outras drogas aumentou, afirma a polícia.