PM-BA PRENDE 12 PESSOAS EM “RINHA” DE PÁSSAROS
  • 1.363
  • 0
  • 14/04/2022 
  • redacao

60 pássaros foram apreendidos durante a “Operação Canto Livre” em Santo Antônio de Jesus – Foto: Divulgação | PMBA

Evento clandestino aconteceu em Santo Antônio de Jesus

Na manhã desta quinta-feira, 14, doze pessoas foram detidas em Santo Antônio de Jesus por promover “rinha” de pássaros silvestres. As prisões aconteceram como parte da “Operação Canto Livre”. Na ocasião 60 pássaros foram apreendidos.

A “rinha” acontecia em residência localizada no bairro Cajueiro.  A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Recôncavo Sul, e pelo 14º Batalhão da Polícia Militar.

Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia e responderão pelos crimes ambientais previstos no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Nº 9.605/98), além de infrações administrativas.

s aves passarão por uma triagem na Promotoria Regional de Santo Antônio de Jesus e depois serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), de Cruz das Almas. De acordo com informações do MP-BA, após um período de cuidados e reabilitação esses pássaros serão devolvidos à natureza, em fazendas previamente cadastradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e onde não há o perigo de serem recapturados.

O MP-BA informou também que solicitará ao Inema a revogação ou cassação das licenças ambientais dos criadores de pássaros que foram flagrados no evento clandestino. (A Tarde)