GOVERNO DA BAHIA ANUNCIA APOIO AO BRASIL RIDE 2106
  • 3.585
  • 0
  • 10/10/2016 
  • redacao

m-ontmabaik

A 7ª edição da competição percorre as cidades de Porto Seguro, Guaratinga e Eunápolis, de 15 a 22 deste mês

Quase meio milhão de reais serão investidos pelo Governo do Estado na 7ª edição do Brasil Ride 2016, evento ciclístico, que coloca o Brasil como uma das rotas do Mountain Bike Mundial.

Este ano serão exatos R$ 461 mil investidos na aquisição de material promocional, material gráfico, infraestrutura e premiação. Entre 2012 e 2015, o apoio do Governo do Estado atingiu um valor global de R$889 mil.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira 10, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, e pelo diretor Geral da Sudesb, Elias Dourado.

O governador Rui Costa recebeu antecipadamente os organizadores da prova. Também participou do evento o ciclista Henrique Avancini, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A competição será realizada pela primeira vez entre os municípios de Porto Seguro (Arraial da Ajuda), Guaratinga e Eunápolis. Serão oito etapas, sendo uma totalmente aberta ao público. Os ciclistas vão percorrer 600 km. Competição acontece entre os dias 15 e 22 do corrente.

A largada da prova do calendário da Union Cycliste Internacionale (UCI) será ao meio dia do próximo domingo 15. O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), firmou convênio de apoio.

INCREMENTO

Titular da Setre, Álvaro Gomes disse que 500 atletas de 30 países estarão competindo, durante sete dias, dentre eles campeões olímpicos e mundiais. “Trata-se de uma prova de mountain bike das mais importantes do mundo e a opção de mudança para Porto Seguro deu-se em razão da dimensão que a competição ganhou nos últimos anos, quando era realizada na Chapada Diamantina”, destaca.

As últimas edições do Brasil Ride, entre 2010 a 2015, foram realizadas entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas. Na última edição, houve a participação de atletas representantes de 21 estados brasileiros e 23 países.

Diretor Geral da Sudesb, Elias Dourado informou que este ano estarão participando 53 duplas baianas, o que reforça o legado da competição nas seis temporadas anteriores

No período de realizações em território baiano, o número de praticantes da modalidade cresceu significativamente. Hoje, atletas baianos já despontam em provas nacionais e internacionais. O ciclista Henrique Avancini ficará apenas na organização, pois está machucado e não tem condições de entrar na pista.

INVESTIMENTO

O município de Porto Seguro (Arraial da Ajuda) abrigará uma das vilas da Brasil Ride; enquanto a segunda vila ficará em uma fazenda localizada no município de Guaratinga. Serão realizadas oito etapas em cerca de 600 km de distância.

A Brasil Ride tem como objetivo incrementar e envolver os principais atletas mundiais da modalidade; promover um intercâmbio técnico e esportivo, além de proporcionar a divulgação, massificação e alavancar essa prática esportiva no Brasil e no mundo.

“A prova internacional deverá estimular o turismo em Porto Seguro, movimentar a economia local e despertar o interesse dos jovens pela prática deste esporte olímpico”, comemora o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes

Ascom/Setre
Lício Ferreira -MTE -793