EM DECISÕES COM CONFRONTO DIRETO, BAHIA E VITÓRIA ESTÃO EMPATADOS
  • 421
  • 0
  • 07/05/2017 
  • Redação
Zagueiro tricolor, Tiago acredita em título no Barradão; já Willian Farias pede intensidade do Leão no Clássico (Fotos Felipe Oliveira/EC Bahia e Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Zagueiro tricolor, Tiago acredita em título no Barradão; já Willian Farias pede intensidade do Leão no Clássico
(Fotos Felipe Oliveira/EC Bahia e Mauro Akin Nassor/CORREIO)

 

Ser campeão baiano de 2017 representará mais do que um título estadual para Bahia ou Vitória. É a chance de ter um motivo a mais para tirar sarro da cara do rival. Isso porque a dupla Ba-Vi já decidiu o campeonato 23 vezes e cada um levantou 11 troféus. O título de 1999 foi dividido entre tricolores e rubro-negros.

O empate no número de conquistas fatalmente terminará neste domingo (7), às 16h, e o campeão ficará à frente neste recorte estatístico. Ao Leão basta um empate para ficar com o título. Já para o Esquadrão será necessário vencer no Barradão, por qualquer placar.

Um dos candidatos para levantar a taça, o capitão tricolor Tiago está confiante mesmo após o empate por 1×1 no jogo de ida, na Fonte Nova. “Não tem nada perdido, a gente mostrou nossa força, mostrou que pode ganhar dos caras lá e a gente vai fazer isso. Vamos buscar o título, o Bahia vai atrás desse título com certeza”, garante o zagueiro.

No lado do Vitória, Willian Farias acredita que a vantagem não pode acomodar a equipe. “Não tem como entrar em campo pensando em um empate. Em uma partida deste nível, contra um adversário perigoso como é o Bahia, temos que atuar, do primeiro ao último minuto, com muita intensidade para conquistar o triunfo. Vamos trabalhar forte para levantar esse troféu”, diz o capitão rubro-negro.

DECISÕES NO BARRADÃO
Das 23 finais de Campeonato Baiano entre Bahia e Vitória, em sete o título foi decidido no Barradão. O Leão tem ampla vantagem e comemorou em cima do rival seis vezes: 2000, 2004, 2005, 2009, 2010 e 2013.

As conquistas ilustram a soberania do Vitória a partir dos anos 2000, quando já conquistou 11 títulos. Caso seja campeão, será invicto, como aconteceu em 2005, com nove vitórias e cinco empates. Este ano, são 11 vitórias e dois empates por enquanto.

 O Bahia só levantou a taça no estádio rubro-negro em 1998. Após ter vencido na Fonte Nova por 2×0, foi derrota no jogo de volta por 1×0 e ficou com o título. Foram apenas duas vezes na história que o tricolor conquistou um título dentro do Barradão. A outra aconteceu na decisão da Copa do Nordeste de 2002, com um empate por 2×2 após ter vencido na Fonte Nova por 3×1.

Vale lembrar que, por diversas vezes, principalmente até a década de 90, o estadual teve regulamento diferente e o campeão saía de um triangular ou quadrangular final. Resta aguardar o relógio marcar 18h para atualizar a história.(Correio)