CAMPUS AVANÇADO DO IFBA EM UBAITABA GARANTE O FUTURO DE GERAÇÕES
  • 821
  • 0
  • 23/10/2018 
  • redacao

Ministro da Educação, Rossieli Soares, descera placa IFBA Ubaitaba – Foto André Nery MEC

O diretor pró tempore do Campus Avançado Ubaitaba, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Esaú Francisco Sena Santos, anunciou durante a solenidade de inauguração da unidade que além de cursos técnicos, brevemente os estudantes contarão com cursos de graduação em nível superior. A cerimônia de entrega do pavilhão contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares.

Depois da reforma, a unidade passou a contar com dez salas de aula, banheiros, almoxarifado, passando a ter capacidade para atender 400 alunos. O ministro destacou que “a educação profissional é o caminho para apoiar a Região Cacaueira. O Instituto Federal da Bahia passa a ter aqui um prédio mais adaptado, com grandes profissionais que vão ajudar a transformar a cidade”, enfatizou.

Essa foi a primeira vez que um ministro da Educação visitou Ubaitaba, município sul baiano que se notabiliza por ser destaque na canoagem nacional e que tem como ícone o medalhista olímpico e tricampeão mundial Isaquias Queiroz. O ministro disse que o novo prédio vai trazer mais desenvolvimento para o município e para toda região por meio de uma educação profissional, técnica e qualificada.

O vice-governador João Leão lembrou que nos últimos 10 anos a Bahia ganhou cerca de 40 campi de escolas técnicas federais, além de cinco universidades federais.  “Há 200 anos tivemos a primeira universidade. Dois séculos depois, todo esse avanço o que qualifica o estado no ensino superior. Claro, também aumentamos os cursos profissionalizantes”, assinalou.

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, disse que nos últimos anos o instituto tem cumprido a missão de levar educação de qualidade para quem mais precisa, pois 70% dos alunos estão abaixo da linha da pobreza. “Abrimos nossas portas para colocar os jovens aqui dentro, e tirá-los do tráfico ou da mão da bandidagem. Ampliamos a vida dessas pessoas para além dos 20 anos. É uma oportunidade de formar bem”.

O vice-prefeito de Ubaitaba, Jailton Araújo, recepcionou o ministro da Educação, Rossieli Soares, as demais autoridades do Ministério da Educação, o vice-governador João Leão e o deputado federal Cacá Leão (PP-BA) em nome da prefeita Sueli Carneiro. A secretária municipal da Educação, Roberta Carneiro, também em nome da prefeita, presenteou o ministro com chocolate caseiro produzido em Ubaitaba e apresentou pedidos ao MEC para ampliar programas na educação infantil e fundamental.

Prefeitura de Ubaitaba

Assessoria de Comunicação