ITACARÉ CRIA AUTARQUIA MUNICIPAL PARA INCENTIVAR E BUSCAR APOIO PARA O TURISMO
  • 811
  • 0
  • 25/10/2018 
  • redacao

Ministério do Turismo com Gentil Venâncio Palmeira Filho – Diretor de Formalização e Qualificação no Turismo, Tamara Galvão e Nilvana Guimarães – Coordenadoras.

EMBRATUR com a Teté Bezerra – Presidente e com Walter Vasconcelos – Diretor de Marketing e Relações Públicas

Itacaré passa a contar com a primeira autarquia público privada no turismo da Costa do Cacau e uma das únicas da Bahia. A criação da Itacaré Turismo, conforme Lei nº 296, de 10 de julho de 2017, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itacaré e tem com o objetivo de dinamizar e ordenar as ações do turismo e os eventos geradores de fluxo turístico no município. O Secretário Municipal de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira assumiu a presidência da Itacaré Turismo, depois de indicação do Conselho de Administração e nomeação do prefeito Antônio de Anízio, cuja sede funcionará na sala em anexo a Secretaria Municipal de Turismo.
“A ideia de se criar a Itacaré Turismo foi inicialmente pensada em 2016 pelo prefeito António de Anízio, logo após as eleições municipais tendo como referência a cidade de Gramado e desde então vínhamos amadurecendo esse processo que se concretiza”, afirmou o presidente. O dirigente lembra que o órgão será responsável pelo calendário de eventos da Cidade. “Neste rol se incluem o Carnaval, Festival de Forró, Festival Gastronômico, Itacaré MotoFest, Itacaré Surf Music e em 2019, o evento Natal Luz”, adiantou.
A Itacaré Turismo tem um conselho de administração formado por seis representantes da iniciativa privada e outros três da esfera municipal, conforme Decreto N° 323/2018. “O prefeito António de Anízio foi o idealizador e deu todo o apoio para criação da autarquia municipal, assim como a Câmara de Vereadores de Itacaré que aprovou o Projeto de Lei de criação”, adiantou.
Em relação aos recursos necessários para colocar em prática o projeto estratégico da Itacaré Turismo, Júlio Oliveira afirmou que além da dotação orçamentária com recursos da Prefeitura a Itacaré Turismo buscará recursos junto ao Ministério do Turismo, Bahiatursa e da iniciativa privada para apoio a realização dos eventos. . “Estivemos em Brasília nos dias 23 e 24 de outubro com diversos encontros junto ao Ministério do Turismo e EMBRATUR a fim de estreitar parceria visando a captação de recursos para os eventos geradores de fluxo turístico”, adiantou.
Para o prefeito de Itacaré, António de Anízio. a autarquia municipal de Turismo – Itacaré Turismo foi criada para dar uma maior dinamização aos eventos da cidade e autonomia para sua realização e captação de recursos, não somente dos entes públicos federais e estaduais, como também da iniciativa privada, permitindo com isso a consolidação do calendário de eventos do município. ” Já estamos articulando as emendas parlamentares para eventos junto aos nossos deputados federais para que em 2019 os eventos turísticos tenham o patrocínio do Ministério do Turismo desafogando com isso o orçamento público municipal” disse o prefeito.
A primeira atuação oficial da Itacaré Turismo foi buscar em Brasília parcerias com o Ministério do Turismo e a EMBRATUR. Na oportunidade o secretário de Turismo de Itacaré e Presidente da Itacaré Turismo esteve reunido na EMBRATUR com a presidente Teté Bezerra e com o diretor de Marketing e Relações Públicas, Walter Vasconcelos. Já no Ministério do Turismo esteve com Gentil Venâncio Palmeira Filho, diretor de Formalização e Qualificação no Turismo, Tamara Galvão, coordenadora geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Nilvana Guimarães, coordenadora de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos e com Thaís Furtado Medeiros, coordenadora geral de Eventos Turísticos. Prefeitura Municipal de Itacaré
Secretaria de Comunicação