ITACARÉ: TONHO DE ANÍZIO ASSINA CONVÊNIO COM A EMBASA PARA OBRAS DE SANEAMENTO
  • 199
  • 0
  • 17/10/2019 
  • redacao

 

Convênio-Embasa-Prefeito assina documento

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinou na manhã desta quinta-feira (17), na Amurc, em Itabuna, um convênio com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Embasa, para obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada no município. O convênio integra as ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que está sendo elaborado pela Prefeitura de Itacaré e discutido com a comunidade.

O PMSB de Itacaré já está na fase de conclusão que assim que for elaborado será assinado o contrato com a formalização de todas essas etapas do esgotamento sanitário e abastecimento de água. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o PMSB é importante porque abrange quatro áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

O Plano Municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.

Paralelamente a esse convênio assinado nesta quinta-feira, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Prefeitura de Itacaré, está executando os serviços para a retirada dos despejos na praia da Coroinha com um sistema de captação em tempo seco. O objetivo é evitar que o esgoto continue sendo jogado a céu aberto num dos pontos turísticos mais visitados de Itacaré. A expectativa é que os serviços já sejam concluídos nos próximos dias.

A obra de retirada dos despejos faz parte de um conjunto de investimentos feitos pela Embasa em Itacaré de cerca de R$ 2,7 milhões para a melhoria também do abastecimento de água. As obras incluem duas adutoras -uma de água bruta e outra de água tratada, além da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ribeira, localizada na zona urbana do município. A previsão é que o trabalho de instalação das adutoras seja concluído no próximo mês de novembro. :: LEIA MAIS »