UBAITABA 88 ANOS, O COMÉRCIO QUE MAIS CRESCE NA REGIÃO
  • 920
  • 1
  • 26/07/2021 
  • redacao

 

O comércio de Ubaitaba tem atraído novas empresas ( Foto: Aleilton Oliveira)

Nesta terça-feira (27) de Julho, Ubaitaba completa 88 anos de  emancipação político-administrativos. Mesmo com  a crise gerada pela surgimento da  pandemia do Covid-19, o comércio de Ubaitaba  não  pára de se  fortalecer como pólo regional do comércio, da oferta de serviços. Na última década vem  consolidando sua posição de destaque na economia regional, como um dos importantes municípios  do Estado, na atração de novos investimentos, principalmente no setor comercial,

Diversas novas empresas têm se instalado  devido a localização privilegiada da cidade num importante centro rodoviário que envolve as  BRs. 101, 330  e  030

Histórico:

O primeiro prefeito de Ubaitaba foi o Dr. Rui Santos, nomeado logo após a independência político-administrativa do município.

Ubaitaba – 1936

Em 15 de novembro de 1936 , tomou  posse como prefeito Juvenal de Lima França, o primeiro prefeito a obeter seu mandato por eleição. Na época, formaram a Câmara de Vereadores os seguintes nomes: José Raimundo Andrade (Presidente), Bartolomeu Rebouças, Acúcio de Souza Magalhães,  Joaquim José de Azevedo, Cezar Baltazar,  Francisco Xavier de Oliveira, João Praiano de Oliveira Soares e João Mendes.

Atualmente Ubaitaba é governado pelo Auditor Fiscal e Advogado Asclepíades de Almeida Queirós (Beda), em seu quatro mandato iniciado em janeiro de 2021  e tem como presidente da Câmara de Vereadores o jovem Caique de Jesus Santos.

O município abriga os distritos de Faisqueira e Piraúna, as zonas de Oricó Grande, Cachoeira Bonita, Papagaia e Caquinhos. Localiza-se na zona cacaueira, limitando-se com Maraú, Ibirapitanga, Ubatã , Gongogi, Aurelino Leal e Itacaré . A principal atividade econômica  é  o comércio, prestação de serviço e a agricultura, com destaque para o cacau. Ubaitaba  possui uma área territorial com mais de 200 Km2 e ocupa a 49º posição no ranking dos municípios baianos. O Lago Fernando Lona, os Rios  Oricó Grande e Oricó Mirim (corredeiras com quedas  d’águas) são os principais atrativos do local, além do Rio de Contas um dos maiores e mais belo do estado. A prática do esporte náutico a exemplo da canoagem  tem levado o nome de Ubaitaba, para o Brasil e para o mundo através de seu principal canoísta olímpico, Izaquias Queiróz.

Porém, o potencial natural e turístico do município precisa de estudos de impacto ambiental, melhoria na sua infra-estrutura e ações concretas para atingir a sustentabilidade turística e o turismo responsável, integrando-o  definitivamente ao pólo turístico da Costa do Cacau. A sede do município de Ubaitaba está a 365 Km (via BR-101) da capital  do estado. (Humberto Hugo-jornaltribunadaregiao.com.br)


  1. Jorgeloyolaubaitaba disse:

    Parabéns para nossa Ubaitaba, parabéns para a administraçao do prefeito Bêda é sua equipe…