Ubatã e Gongogi devem voltar a integrar oficialmente, nas próximas semanas, a área de responsabilidade da 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada em Ubaitaba. A mudança faz parte de um reordenamento operacional promovido pelo Comando da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
Nesta quarta-feira (1º), um novo indicativo desse retorno foi a publicação feita nas redes sociais pelo recém-criado Comando de Policiamento da Região Médio Rio de Contas (CPR-MRC), com sede em Jequié, a qual a 55ª CIPM/Ipiaú está subordinado. A postagem destacou as companhias e municípios que passarão a integrar a nova estrutura de policiamento regional.
Na relação divulgada, Ubatã e Gongogi — que atualmente ainda estão vinculadas à 55ª CIPM, com sede em Ipiaú — não foram listadas entre os municípios do novo comando, reforçando a expectativa de que retornem à jurisdição da 61ª CIPM, à qual pertenceram até junho de 2024.
O realinhamento visa otimizar a atuação da Polícia Militar nos territórios do estado, adequando a estrutura organizacional às novas diretrizes da corporação. Até o momento, a PM-BA ainda não divulgou oficialmente a data em que as alterações entrarão em vigor. (Ubatã Notícias)