“ÁGUA JÁ – MAIOR ACESSO, MELHOR QUALIDADE PARA O BANCO DA VITÓRIA”, DIZ ROTARY CLUB DE ITABUNA
  • 1.314
  • 0
  • 29/04/2020 
  • redacao

 

Em reunião realizada através de plataforma virtual na última quarta-feira, 22 de abril, que contou com as presenças de Paulo Pereira, governador no ano rotário 2019/2020 do Distrito 4391 – do qual faz parte o clube itabunense -, e do presidente do Rotaract Itabuna Universitários Jorge Lucas da Silva, os membros do Rotary Club de Itabuna receberam importante comunicado.

O governador anunciou a aprovação de subsídio para o projeto “Água já – maior acesso, melhor qualidade”, que prevê a aquisição de filtros de barro para beneficiar famílias residentes no Banco da Vitória, em Ilhéus, onde atualmente se utiliza água contaminada. A notícia de que serão viabilizados mil dólares rotários para doação à causa trouxe muita alegria e orgulho aos companheiros do clube, principalmente pelo esforço em conseguir aprovação desse tipo de subsídio.

O projeto iniciado pelos alunos do 4º ano de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) surgiu como uma medida paliativa para a falta de saneamento básico da comunidade que, além disso, possui abastecimento de água apenas numa pequena área. Sendo assim, o abastecimento é feito essencialmente através de bicas e nascentes próximas às residências e todas as fontes utilizadas – de acordo com pesquisa dos estudantes em parceria com EMBASA – são impróprias para o consumo.

O pleito foi apresentado pelo aluno da turma e duplo associado ao Rotary e Rotaract Universitários, Paulo Uendel Silva no final do ano passado e encaminhado à comissão de subsídios do Distrito 4391, responsável por destinar a verba disponibilizada pelo Rotary Internacional para aquisição dos filtros. Esse ganho será fundamental para diminuir a propagação de doenças, mas ainda assim, os estudantes permanecem pleiteando junto ao setor público responsável pela área, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Atenção Básica, a Vigilância a Saúde e a EMBASA, que acompanhem a situação para que ações a médio e longo prazo sejam executadas e o problema do bairro seja sanado.

Ainda na reunião virtual, os membros do clube de serviço deliberaram mais uma vez ações para prevenção e combate ao Covid-19 no município reiterando também a cobrança aos governos municipal e estadual no sentido de estruturar a cidade para atender aos pacientes acometidos pelo vírus.