CONTRIBUIÇÃO DA UESC DURANTE PANDEMIA É APRESENTADA EM REUNIÃO DO ROTARY CLUB DE ITABUNA
  • 1.577
  • 0
  • 22/05/2020 
  • redacao

 

 

A reunião virtual do Rotary Club de Itabuna realizada na última terça-feira, 19 de maio, contou com as presenças do governador do Distrito 4391 Paulo Pereira, de representantes do Rotaract e Interact, além do professor Alessandro Santana, rotariano e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Durante a reunião, entre outros temas, destacou-se o envolvimento da Universidade e sua contribuição a fim de auxiliar os municípios da região durante a pandemia do Covid-19.

O reitor Alessandro Santana pontuou atividades desenvolvidas pela universidade a exemplo do acompanhamento do plano de reabertura do comércio de Itabuna através da comissão de combate ao COVID-19. “Nosso desafio é direcionar os tomadores de decisões para que possam reabrir com segurança. Essa é a contribuição da academia. Vamos sim auxiliar Itabuna e Ilhéus no retorno, nessa reabertura do comércio”, garantiu. Além disso, Santana citou também o programa que reúne ciências jurídicas, econômicas e administrativas elaborado para reestruturar a economia da região cacaueira pós pandemia do coronavírus, apoiando principalmente microempreendedores e prefeituras municipais da região.

Por fim, esclareceu sobre investimentos no laboratório de análises clínicas da universidade, que vem sendo equipado com o objetivo de aumentar sua capacidade de testes diários para detecção do coronavírus – passando de 37 para 200 por dia. “Esse laboratório vai exercer um papel fundamental, o que nos falta são insumos. Mandamos o projeto ao LACEN da Secretaria de Saúde do Estado para nos auxiliar e entramos em contato também com o Ministério da Ciência e Tecnologia e há uma possibilidade real do Ministério colocar recursos no nosso laboratório”, explicou.

Palestrante na última reunião do clube, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna – CDL, Carlos Veloso Leahy, revelou que em breve será realizada reunião entre o prefeito e 22 empresários de Itabuna para que seja entregue o protocolo com medidas pra reabertura do comércio elaborado pela UESC e UFSB.

O presidente do clube Sílvio Roberto parabenizou o reitor pelas ações concretas em prol da reestruturação dos municípios e também ao presidente da CDL pelas reivindicações a fim de que as atividades se normalizem o quanto antes. “Estamos honrados com essa contribuição dos companheiros, dando de si antes de pensar em si e exercendo no mundo o papel de rotariano”, reconheceu.