ITACARÉ IRÁ RECEBER O ITACROSS FESTIVAL
  • 612
  • 0
  • 11/11/2022 
  • redacao

Nos dias 12 e 13 de novembro, Itacaré-BA irá receber o Itacross Festival, um evento que une esporte, natureza, música, turismo e muita sustentabilidade. De acordo com os organizadores, o município baiano foi escolhido pela gentileza da cidade, pelo povo acolhedor, por ser um recanto cortejado por suas praias paradisíacas, inúmeras cachoeiras, nascentes que formam os rios de encontro ao mar, pelo pôr do sol de todo dia e sua rica gastronomia local.

O cenário é perfeito para a atividade cross. O evento espera 300 atletas e um público de 500 pessoas e terá duas categorias de percurso. A primeira com largada numa arena, montada na Praia do Costa, com toda estrutura para suporte aos atletas antes, durante e após a corrida. O percurso seguirá pela Mata Atlântica e por curso das águas das cachoeiras. Ao final deste trecho, por volta do quilômetro 5, os corredores irão contemplar toda a extensão da exuberante Prainha até o acesso ao condomínio Villas São José. A corrida seguirá tendo em seu percurso as vias do complexo sentido a portaria Norte/Rodovia. Ao chegar à rodovia o percurso, após 300 metro, seguirá sentido Rua dos Jacarandás com seu trajeto frente ao mar, tendo como desfecho o caminho das praias Resende, Tiririca e por fim a Arena Praia da Costa.

O segundo percurso também terá largada na arena, seguindo para a Praia da Ribeira e pelas trilhas de mata nativa. Será marcado por diversos trechos técnicos, com raízes, pedras, cursos d’água e sua exuberante mata. No terceiro km os atletas irão contemplar um maravilhoso mirante ao mar lapidado pelas ondas e o tempo. Por fim, novamente imerso a Mata Atlântica e cachoeira o percurso seguirá sentido Avenida, totalizando um ganho de elevação de 210 metros.

A proposta do Itacross Festival é promover o turismo, gerar renda, tendo um forte apelo com o desenvolvimento sustentável da região, sendo a intenção estimular a integração entre o esporte, lazer e cultura. Os organizadores garantem que o evento está comprometido com a preservação do meio ambiente. Por isso, se comprometem a efetuar o plantio de 10% do lucro líquido em reflorestamento da mata Atlântica da região.

Além da corrida, o festival terá atrações musicais e culturais.

Letícia Avelar-Núcleo de Jornalismo

Komunic Comunicação Integrada